quinta-feira, 26 de novembro de 2009

EDUARDO ALVES

Ator-Bonequeiro e Palhaço, formado pelas “Oficinas Culturais de São Paulo” em Acrobacia, Técnicas de Clown; Teatro do Oprimido (Sindicato dos Bancários - RJ), Iniciação Teatral (Secretaria de Cultura de Cabo Frio - RJ), Escola Paulista de Circo (Tendal da Lapa), Dramaturgia para Títeres e Titeriteiros (Hector Lopes - Argentina) e Workshops do 1º Festival Internacional de Teatro de Animação (SESC Ipiranga - SP), Recursos do Bonequeiro (Carlos Adrian Martinez - Argentina), O Trabalho do Ator no Teatro de Bonecos (Renato Perré - PR), Quem Manipula Quem? (Jordi Bertran - Espanha), Workshop de Comédia del’arte (SESC Pompéia) – (1987 a 2003).

Ministrou Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos: Sindicato dos Bancários, Casas de Culturas, Escolas, Entidades, Unidades do SESC e SESI capital e interior e cursos particulares. Workshop Bonecos com Material Reciclável para adultos e crianças: Casas de Culturas, Escolas, Unidades do SESC capital e interior e cursos particulares. Monitor de Teatro: FDE - Fundação de Desenvolvimento para Educação – (1995 a 2003).

Atualmente fora os estudos, apresentações e oficinas realizadas pela Cia. Bonecos Urbanos continua seu trabalho na equipe de atores manipuladores da TV Cultura/SP, integrando o elenco de programas como Vila Sésamo e Cocoricó, interpretando a galinha Lola.

OFICINA DE FÉRIAS

OFICINA DE FÉRIAS
Nestas férias a Cia Bonecos Urbanos preparou uma Oficina muito especial para você .

Já pensou em montar seu próprio espetáculo de teatro de bonecos? Pois essa é uma das atividades propostas pelo grupo pra esta oficina. Legal, né?

Todo o material utilizado é reciclado e a proposta é o reaproveitamento do lixo produzido por nós mesmos.

Além da confecção e acabamento dos bonecos, chamados de marotes de sucatas os participantes aprenderão a fazer a sonoplastia e os conhecimentos adquiridos serã aplicados no espetáculo produzido pelos alunos.

OFICINA MARIONETE DE PAPEL

OFICINA MARIONETE DE PAPEL
Pode ser aplicada a pessoas de todas as idades. Estruturas de marionetes e mecanismos de controles são de feitos somente com papel, papelão e cartolina.
Pode ser realizada em 1 dia com carga horária de 6 a 8 horas.
É importante que se tenha noção do número de participantes para que se tenha os materiais em quantidade suficiente. O ideal é que cada turma não tenha mais do que 20 pessoas. Utilizamos jornal, tubos de rolos de papel toalha, retalhos de tecidos, agulhas, tesouras cola, etc.

CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECOS

CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECOS

Objetivos.

A Oficina de Teatro de Confecção e Manipulação têm o objetivo de transmitir para o aluno (crianças, educadores e atores) técnicas de confecção de bonecos, máscaras e objetos cênicos como elementos estimuladores da imaginação e da linguagem e por usarmos materiais recicláveis procuramos também estimular a reeducação ambiental através da reutilização e reciclagem.

Seguindo a linha lúdica do teatro de animação e procurando inserir elementos educativos, fazemos com que o “Teatro de Bonecos” seja utilizado não só como ferramenta e técnica de interpretação dentro do jogo dramático, mas também seja amplamente utilizado como metodologia dentro de uma visão mais moderna da educação para a aprendizagem de várias disciplinas.

Levando em conta a atual compreensão que os artistas vêem no teatro uma forma de educar plenamente, através deste ou para este; acreditamos que, conhecendo os jogos teatrais e suas técnicas, o aluno abrirá o seu horizonte; para esta que é uma linguagem completa que pode abrigar muitas outras, proporcionando ao aluno um educar pleno, não só para a arte como para a vida.

Metodologia.

A oficina de teatro de animação é composta pôr exercícios e atividades que denominamos jogos. Os jogos são atividades dirigidas realizadas em grupo. Suas regras e objetivos proporcionam um envolvimento e liberdade pessoal necessárias para o melhor aproveitamento individual e coletivo dos alunos.

As técnicas são expostas pela coordenação antes de cada atividade, e as habilidades pessoais são desenvolvidas no próprio momento em que as pessoas realizarem as atividades, através da superação conjunta das dificuldades encontradas por todos.

Para criar imagens, recorremos inicialmente à memória, porém, no domínio do imaginário, temos liberdade para criar irrestritamente. O professor dá condições para que a imaginação do aluno se desenvolva, não a inibindo em suas descobertas, mas levando-o a questioná-las, de forma que ela possa, pôr si mesma, verificar suas contradições e refazer seus conceitos .

A imaginação do ser humano se desenvolve a partir do seu conhecimento. Quanto mais elementos concretos o meio oferece, mais rica se tornará à imaginação.

Oficinas para crianças e adultos

Opções de Técnicas para as Oficinas:
Ministrada pelos integrantes da Cia. Bonecos Urbanos, as oficinas podem ser dividas de acordo com técnica e carga horária.

Em todas as oficinas o aprendiz vai construir um ser inanimado, seguindo um esquema de estrutura e de controles apresentados pelo mestre de oficina.

Dependendo do curso, a elaboração e desenvolvimento dos seres inanimados serão aprofundados ou resumidos, podendo ter apenas princípios básicos de confecção ou obter informações mais avançadas, como construção de mecanismos de articulação.


(1) Fantoches de Garrafas (Bonecos de Luva).

As estruturas são feitas com garrafas plásticas e o corpo (Luva) é costurado antecipadamente com retalhos de tecidos.


(2) Marionetes de Jornal (Bonecos de Fio).

As estruturas e mecanismos de controles são feitos somente com jornal, papelão e/ou cartolina.

(3) Bonecos de Corpo Inteiro (Manipulação Direta).

As estruturas são feitas com garrafas de amaciantes, água sanitária e etc. e o corpo é feito com travesseiros, restos de espumas e roupas velhas.

(4) Bonecos de Espuma (Manipulação Direta).

As estruturas são feitas com a modelagem e corte de placas de espuma e seu acabamento pode ser feito com tecido, pelúcia, látex, pintura com aerógrafo, etc.



(a) Técnicas de Confecção.

Proporcionar ao participante o conhecimento dos pressupostos teóricos que fundamentam as técnicas de confecção e manipulação dentro do teatro de Bonecos. Alguns bonecos sugerem imagens, personagens que induzem seu ator-manipulador a um arquétipo, a pequenas histórias, dentre essas coisas o que mais nos interessa são os personagens.

(b) Jogos de Manipulação.

Estes jogos exigem dos alunos a capacidade de expressar conceitos e sintetizar idéias através da expressão corporal, gestual e vocal do ser inanimado. Tem como objetivo reconhecer posturas e comportamentos de manifestação individual e grupal diante das dificuldades apresentadas pelo ser inanimado e de situações que revelam diferentes formas para sentimentos e emoções.

(c) Apresentação de Vídeos e/ou Gravuras.

Com o propósito de mostrar aos alunos a dimensão e as possibilidades que podem ser proporcionadas pelo teatro de animação, serão apresentadas algumas imagens e/ou vídeos que ilustrarão técnicas de manipulação e confecção.

Espetaculos

Os Espetáculos:

Bonecos Urbanos (1994), Brincando com os Deuses do Olimpo (1998), Buzum dos Bonecos (1999); Bonecos, Ritmos e Músicas (2001), E.M.I.D – Encontro de Maestros Internacionalmente Desconhecidos (2004), Certa Entidade em busca de Outra (2005), Lúdico Samba (2006), A Fábula da Criação (2007) e Só Sonho Samba (2009).

Nucleo Bonecos Urbanos

PROGRAMA DE FORMAÇÃO
O grupo teve início em 1994 com a união de artistas que formam o núcleo que se mantém até hoje. Esse núcleo é responsável pelo programa que forma sua própria equipe altamente qualificada e multiplicadora.
O principal objetivo é a pesquisa do Teatro de Animação e as diversas técnicas tradicionais que ramificam desta arte milenar.
Em meio às produções teatrais, o grupo também investe em trabalhos de vídeo e televisão e recebeu indicação ao VMB da MTV pela realização do clipe musical Entre seus Rins da banda IRA.
Confeccionou e manipulou bonecos para vinhetas da Cartoon Network USA.
Seus integrantes fazem parte do elenco de programas como Cocoricó, Vila Sésamo entre outros.
O grupo criou e montou espetáculos nas mais variadas técnicas, além de prestar consultoria e serviços para os mais diversos grupos, de escolas à grandes empresas.

Circulando com Bonecos 2ªEdição

No Curso do Rio

MANIPULAÇÃO COCÓRICÓ

Vídeos dos Espetáculos

VINHETAS PARA CARTOON NETWORK

VIDEOCLIPE "ENTRE SEUS RINS" (IRA) Indicação ao VMB MTV

GIRAFFAS

RAULZITO - MESTRE DE CERIMÔNIAS DO VIRADA CULTURAL 2009

BICHOS DA FORD